BRASIL, Sudeste, Homem

Meu Perfil

VICTOR HUGO VASCONCELLOS
Escritor e professor



Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 Prêmio Dardos
 Indicações Prêmio Dardos
 V. H. Vasconcellos - Poeta Taciturno
 Palimpsesto - Vera Helena Rossi
 Minha Opinião


 
A LOUCURA É SENSATA


Adilsou Hoje?

Olá, como estão vocês? Convencido


O texto de hoje abordará um pouco de neologismo. Por neologismo entende-se a criação de uma palavra a fim de ser incorporada a uma língua natural, como o português, francês, espanhol etc. Essa criação geralmente acontece por necessidade de nomear uma nova ação ou objeto do mundo, com o avanço das tecnologias (informática, medicina, intelectual, entre outros). 


Um clássico exemplo é o verbo "deletar", que embora já existisse no latim, apenas agora com a informática, está em uso na língua portuguesa por meio da língua inglesa.


O Neologismo de hoje surgiu a partir de uma conversa amistosa entre mim e meu amigo e ex-professor Adilson. Meu amigo é conhecido por seu grande coração e por não poupar esforços para auxiliar as pessoas que mais precisam de ajuda.


Nessa semana que se passou, pude fazer um favor para uma amiga. Lembrando que em São Paulo houve paralisação dos metroviários e suspensão do rodizio. Para conseguir meu objetivo, tive de me locomover por essa cidade caótica.


Pelo telefone ouvi a provocação de meu amigo:

- Confessa que você adilsou hoje, não adilsou? Rindo a toa


Dessa brincadeira, surgiu o verbo "Adilsar", em 1ª conjugação, geralmente a primeira opção em criação de verbos em português.


Por uma questão pragmática (contextual), fica evidente o significado desse significante. 


Adilsar - auxiliar alguém, buscando  a felicidade desse alguém mesmo que haja um esforço muito grande da pessoa que auxilia.    


Não creio que eu tenha adilsado, até porque esse neologismo é uma homenagem a alguém que sempre deixou claro seu amor pelos seres humanos, e não uma ação isolada como aquela que originou, por meio de uma brincadeira, o neologismo.


E você, já adilsou hoje?


Obrigado pela visita e pelos comentários. Jóia


"ALTRUÍSMO É VISTO AINDA COMO UM SINTOMA DA LOUCURA. QUANDO VAMOS APRENDER QUE AJUDAR UNS AOS OUTROS É MELHOR PARA TODO MUNDO?"



Escrito por Jovem Werther às 14h33
[] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]